domingo, 12 de janeiro de 2014

                                  



Olá pessoal! Sejam bem vindos ao nosso blog,que fala um pouco sobre aves de rapina.Primeiramente falaremos das corujas,que possuem grandes olhos e são conhecidas como as rainhas da noite. Bem...vocês já estão se perguntando por que rainhas da noite,não é mesmo? Bem... Irei explicar isso no texto abaixo:


Corujas

                                                                                     foto:Isabel Borges


As corujas são aves de rapina que possuem olhos grandes, asas super silenciosas e um ar de mistério,pois elas são cercadas de lendas de morte e sabedoria. Bom... Nem fúnebres,nem inteligentes, estas aves possuem técnicas de caça impressionantes, e que podem impressionar mesmo até o ser humano mais experiente no assunto.

estruturas das corujas


Os ouvidos estão escondidos nas laterais da cabeça. Um deles fica mais alto do que o outro e, com essa diferença, a coruja calcula a altura e a distância das presas. Sua audição é apurada. Ela ouve os passos de um rato a 23 metros de distância! Quando está caçando, move as penas da face de modo a deixá-las com o formato de uma antena parabólica, que amplifica os sons.
Os olhos grandes, bem na frente da face, são voltados para a mesma direção e garantem maior nitidez de visão, mas só deixam ver o que está bem à sua frente.
bico duro, forte, curto e com a ponta curvada para a frente ajuda a agarrar e dilacerar presas. Algumas espécies o utilizam para cavar buracos.
pescoço tem uma mobilidade impressionante. Ela pode girar totalmente a cabeça para seguir o movimento das presas.
As asas leves e arredondadas são cobertas por penas bem macias. Podem ter de 30 centímetros a 2 metros, dependendo da espécie.
As penas são macias como veludo e permitem um vôo silencioso. Em algumas espécies de regiões geladas, a cobertura de penas é mais grossa para manter o corpo aquecido. As penas das pernas protegem contra mordidas de cobras e de ratos.


Tipos de corujas:

Existem duas famílias distintas de corujas; uma da família Estrigidae e outra da família Tytonidae  , mas elas se parecem muito entre si,muitas vezes confundindo-se umas com as outras. Vamos falar logo mais abaixo sobre as divisões de gênero das corujas:

Família Tytonidae:

São corujas conhecidas por normalmente habitarem nos ambientes urbanos ou onde habitam os seres dos quais ela se alimenta,como roedores,insetos e pequenas aves. Possuem características de possuírem um disco facial no rosto e grandes pernas,para poderem capturar presas em meio ao capim.












 Algumas espécies do gênero tyto:

Coruja-das-torres(Tyto Alba)

fonte:Quinta da paiva.pt
fonte:pt.wikipédia.org

São conhecidas popularmente pelos nomes de Rasga-motalha, Coruja-católica, Coruja-de celeiro(em inglês,Barn Owl),Suindara,Coruja-evangélica,Coruja-branca,Coruja-fantasma e Rasga trapo de defunto.
Medem de 25 a 45 cm e sua envergadura pode chegar a 110 cm. Suas penas são brancas na parte interna e douradas ou acinzentadas nas costas. Normalmente,os machos são menores que as fêmeas e possuem uma espécie de barba ao redor do disco facial. Nidificam normalmente em torres de igrejas,celeiros e ocos de árvores,onde vivem para toda a vida,se reproduzindo uma vez por ano em qualquer época.Possuem um canto que normalmente se parece com um grito rouco e que é associado ao rasgar de pedaços de pano.São aves cosmopolitas e podem viver de 10 a 13 anos. Esta coruja ficou conhecida quando estreou o filme a lenda dos guardiões, onde o personagem principal, Soren representa um membro da espécie 






Eis um documentário que eu achei no canal de F camargo no youtube. Um pouco sobre a vida deste animal segundo a série super predadores:





Coruja-do-capim(Tyto Capensis)



São corujas da família das suindaras ou corujas-das-torres. Elas são encontradas na áfrica e foram descritas pela primeira vez em 1834.

Coruja da baía do congo(phodilus prigoginei/tyto)

fonte:http://lananhbirds.com/diendan/showthread.php?p=6628

São corujas que são encontradas nos seguintes países: República Democrática do Congo, possivelmente Burundi e possivelmente em Ruanda.

Mais informações em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tyto


Estas aves vivem em ambiente normalmente de clima tropical e gostam de se alimentar de animais que trazem doenças ao homem,como  a leptospirose e peste bubônica trazida pelos ratos e ratazanas. Eis aí uma Tyto Alba comendo uma Ratazana(ou Guabiru, como chamam aqui no nordeste.). Cuidado! Cenas fortes!



postado por: Tony Guerreiro Junior



Agora, vamos falar da outra família de corujas chamada strigidae, ou corujas verdadeiras(Já que as do gênero tyto são conhecidas como suindaras ou falsas corujas)

Família strigidae

São conhecidas também como corujas verdadeiras. Incluem-se também diversas espécies de corujas e muitas espécies são maiores e mais pesadas do que as suindaras. Vamos ver algumas espécies de corujas  que fazem parte desta família:

Coruja-do-Ártico(Bubo scandiacus)

fonte:olhares.sapo.pt


Fonte:blogdaserie.blogspot.com













Esta coruja ficou famosa pela sua aparição na série de filmes Harry Potter, como o bicho de estimação do mesmo. O nome dela na série era edwiges e era a mensageira do bruxinho na série. 



Esta ,também conhecida por Coruja-das-Neves, vive no note dos EUA e em regiões próximas ao ártico.Ao contrário dos seus parentes noctívagos, a coruja-do-ártico caça quer de dia, quer de noite, uma vez que, no verão ártico, é quase sempre dia. Os ouvidos da coruja, escondidos debaixo de uma plumagem intensa, permite-lhe até ouvir pequenos mamíferos debaixo da neve. A coruja-do-ártico faz então um vôo rasante e captura a presa com as garras afiadas. As presas menores, como os lemingues, coelhos e outras aves, são mortas com um único golpe. Eventualmente pode-se observar uma coruja-das-neves se alimentando de peixes.
A coruja-do-ártico também se alimenta de carniça. Quando as populações de lemingues diminuem, as corujas-do-ártico migram em massa.



Bufo-Real(BUBO BUBO)




É considerada a maior Coruja do mundo,que pode chegar a 86 cm de comprimento. Também pertence à família Strigidae e pode pesar de 5 a 6 kg. Alimentam-se normalmente de Ratos,ratazanas,gaivotas e mamíferos de porte médio.Sua vocalização é caracterizada por um UUUU,UUUU muito grave e elas podem viver entre 10 e 20 anos.


Murucututu(Pulsatrix Perspicillata)




 É  uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae. É a maior coruja tropical e umas das maiores do Brasil. Apesar do seu tamanho, o murucututu caça animais relativamente menores, como pequenos roedoresartrópodes e mamíferos. O murucututu nidifica geralmente em cavidades de árvores, pondo 1 ou 2 ovos do quais apenas sobrevive um juvenil, de penugem branca e uma mascara facial preta...
Também é conhecida pelos nomes de coruja-do-mato, corujão, corujão-orelhudo, mocho-mateiro e murucutu.

Coruja Buraqueira(Athene/Speotyto Cunicularia)

coruja-buraqueira1 (Athene cunicularia, anteriormente Speotyto cunicularia), também chamada caburé-do-campocoruja-do-campocoruja-mineiracorujinha-buraqueiracorujinha-do-buracoguedé,dentre outros.
Recebe o nome de "buraqueira" por viver em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais. É uma coruja terrícola e de hábitos diurnos, embora tenda a evitar o calor do meio-dia. Ocorre do Canadá à Terra do Fogo, bem como em quase todo o Brasil, mas com a exceção daAmazônia. Tais aves chegam a medir até 27 centímetros de comprimento. Vivem, no mínimo, nove anos em habitat selvagem e dez em cativeiro. Coloca geralmente de seis a doze ovos. Costumam viver em campospastosrestingasdesertosplaníciespraias e aeroportos. Os predadores documentados dessa coruja incluem texugosserpentes e doninhas.
A coruja-buraqueira é pequena. Quando adulta, chega a medir de 23 centímetros a 27 centímetros e a pesar entre 170 e 214 gramas. Tem uma envergadura entre 53 e 61 centímetros. Tem a cabeça redonda, seus olhos são amarelos brilhantes, seu bico é acinzentado, as asas são, geralmente, marrons com várias manchas amarelas. Algumas de suas características, como cor dos olhos, bico e a altura, variam de acordo com a subespécie. Seus pés são longos e cinzentos, apropriados para andar geralmente marchando. Possui uma cauda curta. Sua visão e seus voos suaves são adaptados para caça. Enxergam cem vezes mais que o ser humano e também tem uma ótima audição. Para observar alguma coisa ao seu lado, gira o pescoço em um ângulo de até 270 graus, aumentando assim o seu campo visual.
Ela tem que virar a pescoço, pois seus grandes olhos estão dispostos lado a lado num mesmo plano. Essa disposição frontal proporciona à coruja uma visão binocular (enxerga um objeto com ambos os olhos e ao mesmo tempo). Isso significa que a coruja pode ver objetos em três dimensões, ou seja, com altura, largura e profundidade. Os olhos da coruja-buraqueira são bem grandes (em algumas subespécies de corujas, são até maiores que o próprio cérebro), a fim de melhorar sua eficiência em condições de baixa luminosidade, captando e processando melhor a luz disponível. Além de sua privilegiada visão, a buraqueira possui uma ótima audição, conseguindo localizar sua presa com apenas este sentido.



Não possuem topetes na orelha, têm um disco facial aplainado. Sua sobrancelha é branca, possui um remendo branco no queixo, que se assemelha a uma boca grande desenhada. As corujas adultas possuem um tom de cor forte, têm o peito e a barriga com coloração parda, traços cor de terra, variações de marrom, que lembram manchas e barras. As corujas jovens são similares na aparência, mas são gorduchinhas, desengonçadas, com as penas descabeladas e coloração leve. Seu peito é totalmente branco, sem as variações marrons, possuem uma barra amarela passando por toda asa superior. Os machos e as fêmeas são similares no tamanho e na aparência, entretanto os machos adultos são ligeiramente maiores e as fêmeas, normalmente, mais escuras que o macho. O maior inimigo da coruja buraqueira é o homem, visto que, por ser uma ave de rapina, essa espécie quase não tem predadores naturais. Entretanto, o danoso trânsito de carros sobre a vegetação da praia é o principal fator da destruição da coruja-buraqueira, juntamente com outras espécies da fauna da praia que compõem a cadeia alimentar. Pois, ao passarem sobre a boca dos ninhos, esses veículos soterram o túnel, matando mãe e filhotes asfixiados debaixo da camada de areia em que se encontram.

Coruja-do-Mato(Strix Virgata)




coruja-do-mato (Strix virgata1 ) é uma coruja da família dos estrigídeos, florestal, que ocorre da Venezuela à Bolívia e Argentina, bem como no Brasil, sendo mais comum na região da Amazônia. Tais aves chegam a medir até 34 cm de comprimento, com plumagem estriada nas partes inferiores e sem orelhas. Também são conhecidas pelo nome de mocho-carijó.
fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Coruja-do-mato


F

Next
This is the most recent post.
Previous
This is the last post.

0 comentários:

Postar um comentário